UNIBRASIL SAÚDE PROMOVEU CAPACITAÇÃO SOBRE VENTILAÇÃO MECÂNICA NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PARA COOPERADOS DE ITABERABA-BA
setembro 20, 2019UNIBRASIL SAÚDE REALIZARÁ CAPACITAÇÃO PARA COOPERADOS DE SANTO ESTEVÃO-BA
setembro 25, 2019
Os Conselheiros Fiscais da Unibrasil Saúde realizaram mais uma reunião no dia 24/09/2019 na sede da Cooperativa. Os Srs. Agenor Martins, Fabio Orlan e Manoel Francisco realizaram análises dos balancetes mensais de 2019 e do planejamento orçamentário 2019/2020.
O que faz o Conselho Fiscal?
Os associados que fazem parte do Conselho Fiscal cuidam do patrimônio e da contabilidade da cooperativa. Ou seja, verificam se o dinheiro está sendo investido de forma adequada, para isso, eles examinam livros, documentos, fichas e demais registros. A partir destes dados, eles avaliam a idoneidade e eficácia das ações tomadas pela administração da cooperativa.
Apesar do foco do trabalho do Conselho Fiscal ser no patrimônio e contabilidade, eles também acompanham as outras atividades de modo mais geral. Depois de avaliar todos os documentos, os fiscais fazem relatórios, pareceres e sugerem soluções para melhorar o desempenho da cooperativa.
Parecer do Conselho Fiscal
Anualmente o Conselho Fiscal divulga um parecer sobre as avaliações do exercício da cooperativa, onde constam as seguintes informações:
-
A veracidade de todos os ativos e passivos relevantes registrados na cooperativa;
-
A existência de contingências relacionadas a questões judiciais, procedimentos administrativos e ambientais, que possam afetar a cooperativa;
-
O conhecimento de quaisquer outras provisões relevantes que deveriam ter sido contabilizadas nas demonstrações contábeis da cooperativa;
-
A ocorrência de assuntos relevantes que exigiram discussão com os administradores, qual o encaminhamento dado a eles e como estão refletidos nas demonstrações contábeis.
O parecer do conselho fiscal manifestada é uma segurança ainda maior dos números apresentados aos associados, pois evidencia as boas práticas de governança e visa especialmente afirmar que os controles internos e transparência estão de acordo com o que as normas do Banco Central exigem.
Transparência
Uma das formas que a cooperativa repassa a transparência do seu negócio é através das auditorias sofridas, e é papel deste conselho monitorar a cooperativa por meio do acompanhamento da gestão da organização.
Além do acompanhamento mensal de muitos indicadores, este conselho participa efetivamente da análise do resultado das auditorias e precisa acompanhar todos os relatórios e reuniões, pois é nele que se verifica os maiores riscos inerentes ao negócio.
Este acompanhamento e ciência da real situação da cooperativa transfere a todos os cooperados uma segurança ao negócio no qual fazem parte.
Eleição do Conselho Fiscal
O Conselho fiscal é composto por 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes, todos associados, eleitos a cada 03 (três) anos pela Assembleia Geral, na forma prevista em regimento próprio.
Lembrando que devem ser eleitos pelo menos 1 (um) membro efetivo e 1 (um) membro suplente que não tenham integrado o Conselho Fiscal que está sendo renovado.