Unibrasil Saúde apoia a Campanha Janeiro Branco.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, saúde mental é o estado de bem estar no qual o indivíduo realiza suas capacidades, possui estratégias de enfrentamento saudáveis diante do estresse do dia a dia e poder contribuir para a comunidade ao qual se está inserido. Assim, a promoção da saúde mental pode ser feita através de quaisquer ações e atividades que contribuam para uma boa saúde mental e seu objetivo principal está pautado em gerar bem estar emocional.
Atualmente vivenciamos um aumento expressivo dos casos de violência no trânsito, consumismo desenfreado, intolerância o que pode gerar um desequilíbrio emocional desencadeando transtornos de humor, estresse elevado, abuso de álcool e outras drogas, além de outros transtornos psíquicos.
Assim, precisamos de forma urgente repensar o cuidado em saúde mental com o foco não só nas práticas curativas, mas também na prevenção e promoção do bem estar emocional.
Os 5 objetivos da Campanha Janeiro Branco:
1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas do mundo reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e da Felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano;
2 – Chamar a atenção de todo mundo para o tema da Saúde Mental nas vidas das pessoas;
3 – Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes;
4 – Chamar a atenção das pessoas para pensarem a respeito do que precisam mudar em suas vidas para serem, realmente, felizes;
5 – Mostrar às pessoas que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da Felicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova!
Como o Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?
1 – Incentivando-as a pensar: o ano mudou – vamos mudar de vida também?
2 – Convidando-as a entender: assim como os anos, a vida é feita de ciclos – devemos concluir aqueles que não nos fazem bem e iniciar os que nos farão felizes!
3 – Fazendo-as perceber: a virada de ano é o momento simbólico que a humanidade criou para parar um pouco e pensar sobre si mesma – essa é uma boa hora para aproveitarmos o exemplo e fazermos o mesmo em relação as nossas próprias vidas!
4 – Encorajando-as a responder: Janeiro abre as portas de um novo ano para todos – será mesmo que precisamos repetir as escolhas ou condições do ano que passou e que nos impediram de ser, verdadeiramente, felizes?
5 – Motivando-as a calcular: um novo ciclo de 12 meses está se abrindo a nossa frente – há tempo de sobra para qualquer um de nós fazer por onde ser feliz e ajudar aos outros nessa tarefa.